Está em teletrabalho e já tem dores nas costas? Fomos ao neurocirurgião



A lombalgia, também conhecia por "dores nas costas", carateriza-se por uma tensão ou desconforto na região lombar inferior com ou sem irradiação para os membros inferiores. Oito em cada 10 pessoas têm pelo menos um episódio de dor lombar ao longo da sua vida.

As causas são variadas: doença da coluna, como a osteoporose, acidente, esforço, más postura, entre outras causas.

Existem três tipos de lombalgia: a lombalgia aguda, que ocorre quando a dor intensa surge subitamente e tem uma duração máxima de 6 semanas; a lombalgia subaguda, em que a dor permanece entre 6 a 12 semanas; e a lombalgia crónica, na qual a dor se agrava e tem uma duração superior a 12 semanas.

O local de trabalho é um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento das lombalgias. Existem profissões que implicam um esforço físico elevado, sobretudo na carga de objetos pesados. Por outro, a maioria das profissões implicam estar sentado em frente a uma secretária pelo menos oito horas por dia, de forma contínua, o que aumenta a propensão para a adoção de posturas pouco corretas.

A acrescentar a estes fatores estão ainda o stress, a ansiedade, a depressão, o processo de envelhecimento, o sedentarismo, a obesidade e o tabagismo.

O primeiro passo para combater a lombalgia é a sua prevenção. Por isso, recomenda-se que adote uma alimentação saudável, por forma a controlar o seu peso; pratique exercício física regularmente; faça exercícios que ajudem a fortalecer a musculatura vertebral; e não fume.

Já no local de trabalho, corrija a postura com estas oito dicas do médico neurocirurgião Miguel Casimiro, que é presidente da Sociedade Portuguesa de Patologia da Coluna Vertebral (SPPCV):

- Evite carregar com pesos muito elevados e, quando tiver de mover objetos pousados no chão, opte por fletir as pernas ao invés de dobrar as costas;

- Quando está sentado, mantenha a coluna direita e encostada às costas da cadeira, sem esquecer que os pés devem estar pousados no chão e os joelhos deverão estar fletidos num ângulo de 90°;

- Se trabalha com um computador, coloque o monitor ao nível dos olhos e à distância do comprimento do braço;

- Coloque o teclado e o rato perto de si, assim como outros objetos que utiliza com frequência;

- Se tiver de trabalhar e falar ao telefone em simultâneo, use um par de auscultadores ou auriculares, de modo a evitar segurar o telemóvel ou telefone;

- Para evitar estar na mesma posição durante muito tempo, levante-se a cada hora, e aproveite para fazer alguns alongamentos;

- No caso das mulheres, evite ao máximo a utilização de calçado com salto alto;

- Quando caminhar, mantenha a cabeça e o tronco direitos e distribua o peso de igual forma pelas duas pernas.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O mundo pós-normal: um relato pessoal

Fake News e jornalistas. Hitler e vacinas