Unhas e onicomicose: um relato pessoal

A onicomicose é um tema pouco glamoroso, mas é uma doença infeciosa causada por fungos que é bastante comum. Desenvolve-se de forma relativamente fácil, mesmo que se tenha uma higiene regular.

Os sinais de alerta da onicomicose são o surgimento de uma coloração diferente na unha, geralmente amarelada, e que posteriormente leva ao descolamento da mesma.

Por ser nadador, uso frequentemente piscinas e balneários públicos o que me deixa mais exposto a este tipo de complicações dermatológicas. Como sou jornalista, durmo muitas vezes fora de casa, o que me obriga a utilizar casas de banho cuja higiene é difícil de aferir. O uso de determinados sapatos ou ténis também pode favorecer o desenvolvimento de fungos.

Estudos também indicam que um sistema imunitário enfraquecido, bem como estados depressivos, predispõem ao desenvolvimento da onicomicose.

Porque é que eu escrevi esta publicação?

Depois de vários anos a tentar tratar as unhas dos meus pés - apenas as unhas do dedo grande do pé (hálux) - com produtos noticiados nos meios de comunicação social ou sugeridos nas farmácias, resolvi procurar a ajuda de uma dermatologista.

Desde então comecei a aplicar um verniz para as unhas medicamentoso que contém a substância ativa ciclopirox e que está sujeito a receita médica.

Em três meses, metade das minhas unhas estavam recuperadas.

Esta publicação não dispensa a consulta do seu médico especialista.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O mundo pós-normal: um relato pessoal

Fake News e jornalistas. Hitler e vacinas